domingo, 30 de novembro de 2014

Alimentos que não devem ser oferecidos ao seu animal.

Alimentos como chocolate, uvas e uvas passas, batata crua ou a casca da batata, alho, cebola e cafeína são tóxicos para os cães.
Alimentos como doces, pães, biscoitos, frituras não devem ser oferecidos ao se cão, pois podem levar ao desenvolvimento de patologias, como por exemplo o diabetes.

Por Celina Moreira da Silva.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Saiba por quê escovar o pêlo do seu cão faz bem.

A escovação do pêlo de seu cão é muito importante para a ventilação da pele, limpeza dos pêlos, retirada de células e pêlos mortos além de aumentar a circulação sanguínea, massagear a pele e diminuir a freqüência de banhos.

Por Celina Moreira da Silva.

domingo, 23 de novembro de 2014

Saiba como prevenir o medo do animal de barulhos altos tais como: raios, travões e fogos de artifícios.

É comum em épocas de festas, dias de final de campeonato e até mesmo chuva com trovões, se ouvir falar de animais que fugiram de casa ou se feriram tentando escapar do barulho, que para os cães tomam proporções bem maiores quando comparadas ao ouvido humano.

Existe uma técnica usada principalmente quando o animal é filhote de acostuma-lo com estes barulhos sem que tenham medo ou até mesmo pânico. Consiste em ao mesmo tempo em que o barulho está acontecendo o proprietário faça uma atividade enérgica com o cão, de tal forma que o animal não preste atenção no barulho e sim na atividade. Isso deve ser repetido durante algumas vezes sempre que ocorrerem tais barulhos, o animal não pode ficar prestando atenção naquilo que poderá se transformar em um medo futuro. Com o tempo, o cão não fará associação de barulhos altos com ameaças e ficará sem crises de pânico nestes momentos.

Por Celina Moreira da Silva.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aprenda a ensinar seu cão a sentar!

Para ensinar esse truque você vai precisar de uma guloseima da preferência do seu cão e bastante paciência, apenas isso!
Inicie mostrando a guloseima para o seu cão e levando a mesma atrás e acima da cabeça do seu amigo, de uma forma que ele seja obrigado a sentar para ver onde está o petisco, nesse momento em que ele sentar, você deve dizer afirmativamente: SENTA! Sempre que ele acertar sentando dê o petisco para recompensa-lo e elogie os acertos, usando palavras como: muito bem, isso aí, bom garoto, etc.
Com o passar das repetições seu amigo vai sentar facilmente à sua ordem.

Por Celina Moreira da Silva.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Como ensinar seu cão a fazer as necessidades no jornal.

Essa técnica funciona bem principalmente quando estamos educando filhotes. Para que seu amigo compreenda que esta fazendo as necessidades em um lugar permitido pelo seu dono, ele precisa receber muito incentivo no momento em que por acidente acertar o local pretendido.


Funciona assim: escolha o lugar que será o sanitário do seu cão e forre aquele local e todos os outros ao redor com jornal no chão, como o chão estará completamente forrado por jornal, ao ver seu animal fazer alguma das necessidades elogie assim que terminar e pare depois. Com o passar dos dias vá diminuindo a área forrada no chão com jornal, começando a delimitar o local que ele realmente terá para fazer as necessidades. Neste momento é que começa o jogo de paciência, sempre que seu animal acertar o jornal você deve incentiva-lo, elogios, festa, mas se por acaso ele não fizer no jornal você deve apenas limpar o local imediatamente e não fazer nenhum alarde para o acontecido, simplesmente ignore o fato. Fique nesse jogo de quando acertar faça a festa, com o tempo o animal entende que fazer as necessidades dele naquele local te agrada e com isso ele fará para te agradar e acostumará com o local se tornando natural independente de elogios.

Por Celina Moreira da Silva.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Existe diferença entre comprar ração a granel ou em embalagens fechadas?

A resposta é sim! Ao comprar um produto lacrado, o consumidor garante as propriedades nutricionais descritas na embalagem do produto, se tiver o cuidado de manter a ração dentro do próprio saco e sempre fechado. Ao retirar a ração de sua embalagem original, expõe o produto ao ar e a luz, o que acelera a perda de nutrientes da ração, por isso é tão importante manter o alimento do seu melhor amigo dentro da própria embalagem e bem fechada. O que não acontece com produtos vendidos a granel, além de que estas rações também estão sujeitas a visitas indesejadas de roedores e insetos que podem transmitir doenças ao seu animal de estimação.

Por: Celina Moreira da Silva.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como fazer a troca de ração de seu animal.

A ração para filhotes de boa qualidade é a sua melhor opção para alimentar seu cão, pois ela vai garantir à ele todos os nutrientes necessários para seu crescimento saudável.

A ração de filhotes pode ser dada até um ano de idade para cães de raça pequenas e até um ano e meio para cães de raças grandes. Depois desse período a ração deve ser trocada para uma ração de adulto também de boa qualidade, que será importante para evitar problemas de saúde causados por problemas nutricionais, vai garantir um bom desenvolvimento corporal do seu cão, além de manter os pêlos brilhantes. Caso seja preciso trocar de ração, essa troca deve ser feita de forma gradativa para evitar problemas gastrointestinais.


Como fazer a troca da ração:

  • 1º dia – 1 parte da ração nova misturada a 4 partes da ração antiga. 
  • 2º dia – 2 partes da ração nova misturada a 3 partes da ração antiga.
  • 3º dia – 3 partes da ração nova misturada a 2 partes da ração antiga.
  • 4º dia – 4 partes da ração nova misturada a 1 partes da ração antiga.
  • 5º dia – 5 partes da ração nova.
Dessa forma o trato gastrointestinal do seu cão tem tempo de fazer uma adaptação sem manifestações de problemas.

Por: Celina Moreira da Silva.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seu melhor amigo passeia de carro? Fique atento!

Nosso melhor amigo também gosta de passear de carro. O transporte de animais exige alguns cuidados para evitar multas, segurança do motorista e do animal.

Encontra-se no mercado cadeiras apropriadas e cinto de segurança para animais com tamanhos apropriados. Procure uma loja especializada em produtos do seguimento animal e informe-se. A segurança é imprescindível para todos.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê multas para o transporte inadequado de animais. Veja a seguir:

Código da Infração: 520 – 7.
Descrição da Infração: Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança.
Infração: 3 – Leve.

Código da Infração: 694 – 7.
Descrição da Infração: Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados.
Infração: 5 – Grave.

Código da Infração: 732 – 3.
Descrição da Infração: Dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas.
Infração: 4 – Média.

Pense bem e reflita sobre suas atitudes no trânsito. Evite multas, acidentes e transporte corretamente seu animal.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Previna o tártaro!

Hoje no mercado "pet" encontramos opções de cremes dentais, pastas enzimáticas, escovas de dente e dedeiras destinadas para cães e gatos e isso não é atoa! A escovação diária pode ajudar a prevenir a formação de cálculo dentário ou tártaro. Mas atenção, não é indicado o uso de pasta de dente humana para escovação do seu animal de estimação, essa tem componentes que se engerido pode ser prejudicial a saúde de seu amigo. Procure os produtos específicos em agropecuárias, clínicas veterinárias, casas especializadas em artigos "pets". Condicione desde filhote este hábito e ajude na saúde bucal do seu amigo peludo!

Por: Celina Moreira da Silva.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Saiba de alguns sinas de gravidez psicológica nas cadelas.

A gravidez psicológica também conhecida com pseudociese pode se manifestar em cadelas que não acasalaram no período do cio e em média dois meses após esse período.
Sinais mais comuns manifestados pela cadela: mamas cheias, presença de leite, aumento do abdome, irritabilidade, vômitos, alinhamento, adoção de brinquedos, atitude de cavar cantos da casa.

Um veterinário deve ser consultado caso os sinais não diminuam dentro de 2 a 3 semanas.

Por: Celina Moreira da Silva

domingo, 2 de novembro de 2014

Quando vacinar meu animal de estimação?

Quando filhote, as três primeiras doses das vacinas, deverão seguir o respectivo cronograma:
    • 45 dias – 1ª dose da vacina polivalente;
    • 75 dias – 2ª dose da vacina polivalente;
    • 105 dias – 3ª dose da vacina polivante e  uma dose da vacina anti-rábica;
Após realizar estas aplicações, anualmente o proprietário deve levar seu cão ao veterinário para receber uma dose da vacina polivalente e uma dose da vacina anti-rábica.

Por: Celina Moreira da Silva.