domingo, 29 de março de 2015

Meu cachorro late demais, e agora?

A vocalização excessiva é um problema sério e que traz transtorno para muitos proprietários de animais de estimação.
Os principais motivos para a vocalização podem estar relacionados com dor, doença (ex.: perda da audição) e ansiedade (ex.: para chamar a atenção do proprietário). Outros fatores menos comuns, porém existentes e que levam ao problema são: latido de alarme, territorial ou de guarda.
Os tratamentos podem variar desde uma mudança comportamental de reforço positivo quando o cão permanecer quieto, modificação ambiental ou até mesmo com a introdução de medicações.

Dicas para evitar a vocalização indesejada:
  • Adestramento de obediência;
  • Socialização do animal desde novo com outros animais e pessoas;
  • Exercícios como caminhada para gastar as energias acumuladas;
  • Acostumar o animal com diferentes estímulos e ambientes durante o seu desenvolvimento.

Para iniciar o tratamento mais adequado a cada tipo de vocalização é preciso identificar a origem do problema e com isso se faz necessário à busca por um médico veterinário.


Por Celina Moreira da Silva.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Alguns sinais que podem indicar a “tosse dos canis”.

Tosse dos canis (Traqueobronquite infecciosa canina), doença respiratória contagiosa que acomete cães manifestando – se na forma de tosse que pode ser seca e com ânsia de vomito. Em casos graves, a tosse pode ser úmida com a presença de secreção além de apresentar anorexia, dificuldade respiratória e intolerância a exercícios.
Quando possível, uma boa dica para minimizar as chances de contrair a doença, é evitar locais com maior aglomeração canina, tais como: canis, hotelarias, banho e tosa e locais mal ventilados.
É importante que o proprietário procure um médico veterinário para que através de exames seja confirmado o diagnóstico. Quando estiver sob suspeita, é importante separar os demais animais da casa por ser uma doença extremamente contagiosa.

Por Celina Moreira da Silva.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Alguns sintomas que podem indicar surdez em seu cão.

Cães podem nascer com surdez ou manifestar o problema durante sua vida.
A causa mais conhecida é a otite. Em qualquer uma das causas, podemos observar alguns sintomas que indicam a surdez, tais como:
  • Orelhas apresentando mau cheiro, sensibilidade ao toque (sente dor) e frequente coceira;
  • Balanço com frequência da cabeça;
  • Elevado tempo de sono;
  • Não acorda quando é chamado apenas vocalmente;
  • Não obedece aos chamados do dono;
  • Excesso de latidos sem motivo aparente.

Ao identificar algum destes sintomas em seu pet, não deixe de leva-lo ao médico veterinário para que possa ser realizada uma análise e possível detecção do tipo de surdez que atinge seu amigo.

Por Celina Moreira da Silva.

domingo, 1 de março de 2015

Saiba sobre alguns sintomas de depressão em seu animal.

Assim como os humanos, animais de estimação podem sofrer de depressão. A falta de interesse pelas atividades do dia a dia tais como alimentação, brincadeiras e o passeio, pode indicar sintomas da depressão. O problema pode ser de origem genética ou doenças, por exemplo, viroses. Vale a pena lembrar que um animal sem o carinho do dono, preso em pequenos espaços e sem nenhum estímulo pode desenvolver a depressão.
É altamente recomendável a procura do médico veterinário para uma melhor orientação e tratamento.

Por Celina Moreira da Silva.